sábado, 24 de janeiro de 2009

E você sabe quando está pronta?!

Começando a sexualidade

Nós nascemos, o bebê mais lindo da maternidade. Nós engatinhamos, falamos mamãe pela primeira vez, iniciamos os primeiros passos. Enfiamos o dedo na tomada, sujamos a roupa de terra, brincamos de boneca com as amigas. Nós crescemos, usamos o primeiro sutiã, demos o primeiro beijo, andamos de mãos dadas com o namorado e... Bem, achamos que devemos transar.

Mas, o que há de tão mágico e confuso nisso?

Concordam que é difícil saber se realmente estamos prontas para dar esse passo que
com certeza, vai mudar nossa cabeça, nossa vida e também o nosso corpo?

Não existe idade certa, ok? Também não existe relacionamento certo, mesmo que você namore cinco anos com o mesmo rapaz, isso não garante que esta primeira transa DEVE ser feita.
Gostaria de aqui esclarecer que a sexualidade não começa com o sexo. Então vamos de inicio saber, como está a sua sexualidade?

Toda pessoa é um ser sexual, desde seu nascimento até a sua morte.

O que quero saber é se você se sente atraente e bem com seu próprio corpo, se sente romanticamente e emocionalmente ligada a alguém, se sente satisfação em ser tocada e abraçada, se toca o próprio corpo e melhor, se conhece o próprio corpo, se tem a certeza das conseqüências do sexo desprotegido e como se prevenir...

Responder sim a todas as perguntas indica, eu disse INDICA, que você está pronta a iniciar sua vida sexual.

Menina, seu corpo, seu coração e sua razão têm obrigatoriamente que concordarem entre eles. Não adianta seu namorado ou ficante insistir, não adianta a maioria das suas amigas terem perdido a virgindade, não adianta a televisão mostrar incessantemente cenas de sexo e incentivo para tal, não adianta a sociedade ter “banalizado” a sexualidade... Só você que tem que decidir.

E te digo mais, apesar dos jovens que te cercam aparetarem liberdade, serem antenados com o que acontece por aí, e serem bem informados e o escambau, pesquisas mostram que ainda existem muita desinformação e dúvidas que fazem com que a maioria encare esse assunto de forma precipitada e conflituosa.

E não vai ser você que vai entrar nessa furada, não é Roney?

Na boa, suas amigas adolescentes sabem tanto quanto você. Se informe com alguém mais velho e de inteira confiança, isto pode ser sua mãe, tia, pai ou similar. Vá ao ginecologista, têm muita coisa que você vai adorar saber. Leia livros, vasculhe a internet e tenha um papo cabeça com seu parceiro. Vá com calma, se se permitiu ser tocada e estimulada sexualmente não significa que é obrigada a ir em frente, seja leal com você mesma!




Acima de tudo, se ame. Se preocupe com você, se entenda. Só tem uma pessoa que você tem que agradar, e esta pessoa é você! Saiba que dúvida é absolutamente normal, é sinal de maturidade e prudência. Pondere, reflita e quando decidir-se saiba que as coisas não param por aí. Se informe sobre preservativos e métodos contraceptivos, esteja segura que o sexo só pode rolar com prevenção. É mais uma forma de amor a si mesma.

E viva, e sinta e seja feliz. Sempre!Acima de tudo, se ame. Se preocupe com você, se entenda. Só tem uma pessoa que você tem que agradar, e esta pessoa é você! Saiba que dúvida é absolutamente normal, é sinal de maturidade e prudência. Pondere, reflita e quando decidir-se saiba que as coisas não param por aí. Se informe sobre preservativos e métodos contraceptivos, esteja segura que o sexo só pode rolar com prevenção. É mais uma forma de amor a si mesma.


4 comentários:

  1. Parabéns meu amor!

    Informação é muito importante, principalmente quando o assunto é esse. E todo o estigma do tabu, acho que pegou no ponto fraco (ou forte) das intenções femininas.

    Boas sorte sempre, meu amor, e que consiga fazer dessa coluna uma referência dos ideais femininos...

    Para sempre, nós!!!

    ResponderExcluir
  2. Achei muito legal.É importante o pessoal se amar; vai ajudar a se conhecer. Quanto à questão da ajuda, acrescento que há nos hospitais e centros de saúde profissionais habilitados a dar orientação sobre todos os aspectos objetivos e, em alguns casos, psicológicos.
    Sucesso !!!
    Serginho

    ResponderExcluir
  3. Massa essa coluna, gostei muito da abordagem. Gostari apenas de acrescentar se é que cabe mais alguma citação, uma vez que o texto fala muito bem sobre o tema.O que me preocupa com este assunto é a busca desenfreada pelos joves para estarem entre os mais "descolados", o "atual", que a menina não é careta! Cuidado! Esses pensamentos de liberdade muitas vezes podem ser confundidos com libertinagem, para que acontença este grande passo,desculpa, não acho ser tão simples assim, creio sim ser um momento mágico, infelismente estamos acostumados a achar que perder o "cabaço", é a mesma coisa de perder a virgindade, este termo esdruxulo que nem me ouso a repeti-lo é quando simplesmente a menina entrega o seu bem precioso para um garoto qualquer simplesmente porque ele tem um toque especial, porque ele te excita, será que a virgindade pode se basear nisso, porque depois, não pensamos no depois, a garota vai sair por aí em busca do misticismo antes perdido, por achar que é simples,fácil, devendo apenas ter o modo contraceptivo correto e está pronta. Não! Acredito no amor, no gostar e principalmente no relacionamento duradouro e com sinceridade. Outro ponto muito bacana no texto, e que me chamou atenção foi o fato da garota se amar, porque quem importa é ela! é verdade garotas, não façam nada pela pressão do seu playboy bonito, mas cuidado para que o outro não seja apenas o macho, e voc~e se torne uma amazona, dê valor aos sentimentos dos outros, principalmente daquele que se predipõs a estar do seu lado, lá existe um coração, não apenas o mecanismo que vai acabar com a sua virgindade, legal é ser a dois, ame para que seja amada, como bemm explicitado, se ame primeiro para não amar de mais o outro, mas ame o outro para não trata-lo como objeto, pense em você para não se machucar mas pense no outro para não machuca-lo. No resto, curta, viva e seja feliz, mas sempre com segurança. Boa sorte! Amo o blog de vocês fala de tudo e muito bem, abordando temas da atualidade!

    Lucas Babenko (Lucasbabenko@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  4. amei esse assunto pois a maioria das minhas
    amigas ja perderam e eu tambem queria porque praticamente sou a unica virgem vi q eu tenho q saver oq eu quero e nao ir pela onda delas e nem do garoto esse tema faz refletir muito bem parabens pela coluna beijos meu nome e gabriela e sou do parana

    ResponderExcluir